LANGUAGES: ENGLISH - PORTUGUESE | CONTATO

Fabio Schunck

Fabio_nova

Foto original: Giulyana Althmann Benedicto

Conclui o curso de biologia pela Universidade de Santo Amaro – UNISA, em 2001, me especializando na área da ornitologia, com um estudo sobre as aves da Ilha dos Eucaliptos, localizada na represa do Guarapiranga, região Sul da cidade de São Paulo, SP. Em 2002 fiz uma especialização em eco-turismo pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO em Linhares, Espirito Santo (Reserva da Vale do Rio Doce) e trabalhei pela Conservation International do Brasil por 6 meses como consultor de eco-turismo nas fazendas e pousadas da região da Nhecolândia, localizada no Pantanal Sul, Mato Grosso do Sul (Fazenda Rio Negro). No Pantanal acompanhei pesquisas com os mais variados grupos (vertebrados, invertebrados e plantas) e conheci alguns ornitólogos e fotógrafosEm 2003 e 2004 trabalhei para o Instituto de Biologia da Conservação – IBC, em parceria com a Universidade Estadual Paulista – UNESP (Campus Rio Claro) e Fundação Loro Parque (Espanha) em um projeto científico de conservação do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no litoral Sul de São Paulo.

Em 2004 comecei a colaborar como ornitólogo na seção de aves do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – MZUSP e no laboratório de ornitologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, onde realizei meu doutorado entre 2014 e 2019, sobre as aves das montanhas do Brasil, com destaque para a Serra do Mar.

Entre 2003 e 2014 realizei e participei de diferentes expedições de campo e estudos ornitológicos por todos os biomas brasileiros, principalmente na Mata Atlântica e Amazônia, onde ainda desenvolvo diversas pesquisas de taxonomia, biogeografia e filogeografia através do MZUSP, projetos pessoais e em colaboração com outras instituições e pesquisadores. Desde 2004 faço um monitoramento de aves migratórias neárticas (maçaricos e batuíras) e aquáticas em algumas áreas alagadas do entorno da cidade de São Paulo, principalmente na represa do Guarapiranga, onde moro.

Já participei como consultor convidado em workshops voltados à conservação das aves do Brasil, promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente (Planos de Ação dos papagaios e aves migratórias) e pela Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo (Lista das aves ameaçadas de São Paulo), além de eventos, cursos e palestras. Durante este tempo atuando na ornitologia, tive a oportunidade de publicar e participar de diversos trabalhos científicos, incluindo a descrição de 6 espécies novas de aves para a Amazônia, feitas em 2013 em uma edição especial do Handbook of the Birds of the World (HBW, Lynx Edicions, Barcelona, Espanha).

Valorizo muito o trabalho de campo, a coleta científica consciente e profissional, o anilhamento, a gravação das vocalizações e a fotografia (entre outros métodos) como ferramentas importantes para subsidiar pesquisas científicas de qualidade, que possam contribuir para um melhor entendimento sobre a distribuição das espécies de aves em regiões ainda pouco estudadas, gerando subsídios para a conservação.

A fotografia me acompanha desde criança, quando eu pegava a câmera do meu pai para fotografar a família durante as férias, mas foi na faculdade que comprei minha primeira câmera reflex (Nikon FE2) e uma lente 300mm fixa, equipamento manual a base de filmes. Fiz alguns cursos básicos de fotografia em São Paulo, mas foi no Pantanal que realmente aprendi a fotografar em campo, tanto a bordo de embarcações (canoas e barcos), como em cima de jeeps, pequenos aviões e até mesmo montado a cavalo. Em 2002 e 2003 tive a oportunidade de fazer estágio na antiga seção de Fotocinematografia do Zoológico de São Paulo, onde aprendi muito com a fotógrafa Glória Jafet. Já realizei exposições fotográficas em São Paulo, Fernando de Noronha e inclusive no Japão, com temas variados, mas basicamente fauna, flora e comunidades tradicionais. Já publiquei imagens em sites, livros e relatórios técnicos.

Ocasionalmente ministro cursos teóricos e de campo, principalmente sobre fotografia de aves em ambiente natural e técnicas de fotografia voltadas a biologia. Tenho um banco de dados com cerca de 50 mil imagens do Brasil. Fotografar sempre fez parte da minha vida e faz parte do meu trabalho, pois a documentação é um dos princípios básicos da ciência, principalmente na ornitologia. Faço da fotografia uma maneira de registrar os dados das minhas pesquisas e as belezas encontradas no dia-a-dia, seja na cidade de São Paulo ou em regiões isoladas do Brasil.

Dados pessoais e informações técnicas e científicas disponíveis em plataformas online

Pesquisa Científica

Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/2818792572971660

Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Fabio_Schunck

Googlescholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=Ae5QL18AAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

Escavador: http://www.escavador.com/sobre/6682933/fabio-schunck-pires-gomes#atuacao-profissional

Academia: http://independent.academia.edu/FabioSchunck

Mendeley: https://www.mendeley.com/profiles/fabio-schunck

Publons: https://publons.com/author/1501412/fabio-schunck#profile

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fabio-schunck-ba1662b9

 
Imagens, Registros e Gravações

e-Bird: https://ebird.org/profile/NTA5NzA3

Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/perfil_FabioSchunck

Xeno-canto: http://www.xeno-canto.org/contributor/TUELOQHCHK

Flickr: https://www.flickr.com/photos/105014952@N02/?

error: Conteúdo protegido! Entre em contato com o responsável pelo site.